A lei Portuguesa exige que as empresas adotem medidas de segurança para evitar riscos para a saúde dos colaboradores que se encontrem no local de trabalho.
O sistema de prevenção inclui uma primeira fase em que se identificam os riscos a que os colaboradores estão expostos, uma segunda fase em que se determina e implementa as medidas de prevenção, e uma terceira fase de formação para os colaboradores sobre a correta utilização das ferramentas.
Como reduzir os acidentes de trabalho na indústria
Sistemas de prevenção, boas práticas e gestão de potenciais riscos em uma empresa tem influência sobre a saúde e bem-estar no local de trabalho, assegurando uma vantagem em termos de eficiência, produtividade e reputação da empresa.
Uma gestão responsável da segurança apoiada na formação constante, intervenções específicas e uma supervisão cuidada, podem prevenir riscos e fazer da empresa um lugar mais seguro e eficiente.
-
Criar um quadro de avisos com relatórios e alertas
O quadro de avisos pode ser físico ou online e poderá ser utilizado para recolher e analisar todos os incidentes. Cada colaborador poderá colocar informações e ficará na responsabilidade do supervisor verificar a informação. Porque mesmo os pequenos incidentes são sinais de problemas de segurança e podem antecipar outros mais graves.
2. Utilizar um relatório para analisar as causas e possíveis problemas
Só se pode gerir o que se conhece e se pode medir. Essa forma de prevenção limita significativamente os incidentes, contribui para o aumento da produtividade das empresas e também permite o planeamento de possíveis investimentos. O relatório também será útil para criar um histórico de incidentes e entender como melhorar a segurança interna.
3. Pedir aos colaboradores para preencher um questionário
Quem conhece os problemas melhor que os colaboradores? Através de um questionário com poucas perguntas é possível obter informações detalhadas sobre a sua atividade. Conhecer os hábitos e comportamentos e recolher opiniões ajudam a promover um comportamento mais seguro.
4. Informar os colaboradores sobre todos os investimentos feitos na saúde e segurança
As empresas líderes de mercado promovem a participação dos seus colaboradores es nas ações de saúde e segurança no trabalho, sendo esta, uma das melhores formas de os motivar.
5. Elaborar um documento com conselhos e instruções para cada colaborador
Este documento serve como um pequeno guia operacional para que cada colaborador esteja informado sobre as boas condutas. É uma forma de envolver o colaborador e fazê-lo sentir que faz parte de uma empresa que acredita nele e se preocupa com sua segurança.
6. Fornecer aos colaboradores Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e garantir a ordem e limpeza de suas instalações
A realização de determinadas atividades laborais na indústria expõe quem as desempenha a riscos particulares que, por motivos de força maior, não podem ser evitados. Por esse motivo a empresa deve fornecer aos seus colaboradores equipamentos de proteção individual (óculos de segurança e protetores faciais, equipamentos de proteção respiratória, capacetes, coletes e botas de segurança, etc.)
Por fim, garantir que seja mantido um protocolo básico e rigoroso de higiene e ordem nos espaços de trabalho para evitar riscos desnecessários.
Na Gesgrup somos especialistas na externalização de serviços de logística in-house, outsourcing industrial, manipulação de produtos e serviços auxiliares, seguindo sempre as medidas de segurança necessárias para prevenir e reduzir acidentes de trabalho. Entre em contacto connosco.