O mundo da logística tem estado sempre muito recetivo à mudança. Devido à natureza dinâmica das operações logísticas, as empresas precisam de estar a par das tendências do mercado e das inovações tecnológicas fundamentais para otimizar os processos.
Por esta razão, o setor logístico tem tido uma evolução considerável nos últimos anos, intimamente ligada ao aumento e à melhoria da automatização. A introdução de armazéns automatizados e semiautomáticos, em particular, permitiu acelerar os processos e, ao mesmo tempo, racionalizá-los, mas também reduzir as margens de erro. Quer saber mais? Contamos-lhe tudo neste post da Gesgrup.
Breve história do setor logístico
Sabia que a história do setor logístico remonta à Antiguidade? Na altura, pela primeira vez, foram desenvolvidos sistemas de transporte e armazenamento para satisfazer as necessidades dos impérios e das sociedades comerciais. Romanos e persas idealizaram um sistema de estradas e portos para facilitar o transporte de mercadorias e pessoas através dos seus territórios.
No decurso da Idade Média, o comércio na Europa intensificou-se e os comerciantes criaram sistemas de transporte e armazenamento para satisfazer as necessidades das trocas comerciais.
Ao longo da Revolução Industrial, a crescente procura de produtos manufaturados levou a uma melhoria na eficiência das tarefas logísticas, com a introdução da produção em série e do transporte ferroviário.
Durante o século XX, o setor logístico passou por uma série de transformações, incluindo a implementação da tecnologia, a globalização e a consolidação das empresas logísticas.
Atualmente, o setor da logística continua a evoluir e a adaptar-se às transformações tecnológicas, e a desenvolver-se para responder às necessidades em mudança do mercado.
5 Mudanças pelas quais o setor logístico tem passado nos últimos anos
A evolução do setor logístico nos últimos anos centrou-se na melhoria da eficiência, flexibilidade e experiência do cliente, bem como na adoção de tecnologias avançadas. Algumas das tendências mais importantes incluem:
- Comércio eletrónico: o crescimento exponencial do comércio eletrónico está a gerar um aumento da procura de serviços de entrega e logística.
- Automatização: a automatização melhorou a eficiência operacional e a gestão do inventário.
- Sustentabilidade: as empresas logísticas estão cada vez mais conscientes do seu impacto ambiental e estão a adotar práticas mais sustentáveis para o reduzir.
- Tecnologia: as tecnologias como a inteligência artificial, a robótica e a IOT estão a transformar a forma como as empresas de logística otimizam as suas operações e os seus armazéns.
- Customer experience: As empresas de logística estão a concentrar-se em melhorar a experiência do cliente, oferecendo opções de entrega mais personalizadas e serviços adicionais, tais como o seguimento em tempo real e as notificações online.
Armazéns automáticos e semiautomáticos
A implementação de armazéns automáticos e semiautomáticos, que tem caracterizado o setor logístico nos últimos tempos, trouxe muitas vantagens competitivas, por exemplo, em termos de rapidez e precisão das operações. De facto, está provado que a automatização reduz os tempos de carga e descarga, empilhamento, elevação e deslocação, mas também limita os danos nas mercadorias. Além disso, a utilização de transelevadores e estantes verticais, por exemplo, permite o empilhamento de maiores quantidades de mercadorias em espaços mais pequenos, para uma utilização intensiva de volumes e superfícies, o que, sem dúvida, faz a diferença.
Será que o setor logístico continuará a evoluir?
Em suma, a evolução do setor logístico nos últimos anos tem-se centrado na adoção de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e satisfazer as expectativas dos consumidores. Estas tendências continuam a impulsionar uma mudança constante no setor, e espera-se que continuem a desempenhar um papel fundamental na sua evolução no futuro.