Se estiver a adiar o seu primeiro inventário ou estiver a pensar que não precisa de o fazer, quando terminar de ler este artigo, provavelmente já terá mudado de ideias. Quer a sua empresa seja pequena ou grande, a realização de inventários periódicos dará os seus frutos. Ao realizar inventários periódicos, encontrará novas formas de aumentar os seus lucros e melhorar o seu negócio.
O que é o inventário?
O inventário é a contagem física e a verificação dos artigos numa loja ou num armazém. A gestão de inventário é a administração da entrada e saída de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados, materiais auxiliares e ferramentas. A frequência do inventário pode variar de uma empresa para outra: algumas preferem fazê-lo uma ou duas vezes por ano, enquanto outras preferem uma contagem mais frequente: trimestral ou mensal. Este tipo de gestão faz parte da contabilidade de custos, uma vez que é essencial para otimizar as operações da empresa e, por sua vez, aumentar os lucros no futuro.
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5 razões pelas quais cada empresa precisa de fazer inventários periódicos
A importância da gestão do inventário reside em alguns pontos:
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Deteção de roubos e identificação de problemas de perda de stock
Uma gestão adequada dos stocks permite identificar se estes desaparecem em algum ponto da cadeia de produção. Os roubos nunca poderão ser completamente eliminados, mas através dos inventários periódicos, revelar-se-á se é necessário rever o sistema de segurança para dissuadir inclusive os empregados mais desonestos de roubar. Um inventário realizado regularmente mostrará também problemas tais como mercadorias danificadas, encomendas não processadas ou em falta e práticas inadequadas de controlo da mercadoria.
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Garantir o cumprimento dos objetivos da empresa
Cada empresa tem de conhecer com certeza os stocks nos seus armazéns, porque estes nem sempre coincidem com as quantidades refletidas nos sistemas de informação contabilística da empresa. É muito melhor identificar as anomalias atempadamente do que no final do exercício fiscal, quando já não haverá tempo para tomar medidas.
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Determinar o êxito dos produtos
Também ajuda a compreender que produtos são vendidos e quais não. Se tiver um grande stock de um produto que fica na prateleira, é uma boa indicação de que o produto não está a ser vendido. Desta forma, pode-se evitar que o excesso de inventário ocupe espaço no armazém desnecessariamente. Demasiados produtos podem levar a perdas de lucros, seja porque caducam, estão danificados ou estão fora de estação.
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Maximizar o processo de encomenda de mercadorias
Como vimos, um inventário destacará as faltas de stock que poderá não ter notado e sugerir-lhe-á que volte a encomendar os produtos que se estão a vender bem. É possível que tenha uma palete inteira de um determinado produto, mas o inventário pode mostrar que ficou danificada no transporte, foi roubada ou não foi entregue.
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Calcular a produção necessária
Permite calcular a produção necessária para satisfazer toda a procura prevista pelos consumidores, considerando inclusive o stock adicional para cobrir necessidades imprevistas. Em última análise, o controlo eficaz do stock permite prever mais precisamente a procura por parte dos clientes.
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