A gestão logística é uma das atividades mais fundamentais e mais complexas para a maioria das empresas. Se tiver uma atividade que produz, processa ou distribui qualquer tipo de produto, saberá certamente o quão árduo e intrincado é o seu desenvolvimento adequado. Por esta razão, o sucesso de uma empresa está, muitas vezes, estreitamente ligado à sua capacidade de gerir eficazmente a logística e a cadeia de abastecimento.
As variáveis são infinitas, o desafio é grande e o mercado é cada vez mais competitivo. Por todas estas razões, cada vez mais empresas estão a decidir enveredar por um caminho que lhes permita otimizar alguns dos processos: externalizar a logística, ou parte dela. O que significa? Explicamos-lhe neste post da Gesgrup.
Como funciona o outsourcing dos serviços logísticos
O termo outsourcing ou externalização refere-se à implementação por uma empresa de recursos externos para realizar determinadas fases de produção, processos ou projetos internos. As estratégias de externalização podem implicar a subcontratação de atividades de dimensão diferente e podem, por isso, distinguir-se em:
- Commodity Outsourcing: subcontratação de atividades elementares únicas com autonomia limitada da empresa de outsourcing. Por exemplo, subcontratação exclusiva de serviços de armazenamento.
- Strategic Outsourcing: externalização de processos completos com um elevado grau de autonomia por parte da empresa de outsourcing. Por exemplo, a externalização completa da logística em todos os seus componentes.
As oportunidades decorrentes da implementação desta estratégia são múltiplas e envolvem tanto aspetos organizacionais como económicos. Confiar em especialistas para executar tarefas específicas assegura uma maior eficácia e produtividade, graças à poupança na gestão dos recursos internos, permitindo à empresa concentrar-se nas suas atividades principais.
4 Vantagens do outsourcing logístico
A externalização não é uma simples delegação dos serviços logísticos, mas pode representar uma verdadeira estratégia capaz de ter um impacto significativo na qualidade do serviço prestado aos clientes e, portanto, no sucesso da empresa.
Mas quais são as principais vantagens da externalização logística? Vejamos algumas delas:
1. Redução de custos
Confiar nos profissionais da logística significa que as nossas mercadorias passam a fazer parte de um sistema eficaz de racionalização dos procedimentos, desde a catalogação ao transporte, com os consequentes benefícios económicos. A poupança garantida pelos procedimentos implementados pelo parceiro logístico repercute-se inevitavelmente na empresa cliente, que teria de suportar custos muito mais elevados se fosse ela própria a gerir tudo.
2. Melhoria do serviço ao cliente
O armazenamento correto de um produto e a sua entrega a tempo já não é suficiente para garantir a plena satisfação do cliente. Ao apoiar-se num parceiro logístico externo, também é possível oferecer ao cliente uma série de serviços que se tornaram indispensáveis, por exemplo, no contexto das vendas online, tais como o seguimento dos envios e adevolução gratuita do produto. A gestão externa das devoluções, em particular, pode tirar um enorme peso de cima da empresa, que, de outra forma, teria de verificar e classificar cada produto devolvido. Além disso, as empresas especializadas em logística costumam possuir um maior conhecimento e experiência na gestão de inventários, transporte e distribuição, o que pode melhorar a eficiência e reduzir os prazos de entrega.
3. Flexibilidade
Externalizar os serviços logísticos permite às empresas adaptarem-se rapidamente às mudanças na procura e no mercado, pois podem aumentar ou diminuir os seus serviços conforme for necessário. Estas podem ajustar os seus requisitos de envio e armazenamento de acordo com as flutuações da procura, sem terem de se preocupar com a capacidade interna ou os recursos.
4. Liberdade para se centrar na atividade principal
A paz de espírito que advém de confiar as operações logísticas sensíveis a um parceiro experiente acabará por nos dar mais recursos e tempo para investir na nossa atividade principal. Assim, podemos centrar-nos na qualidade dos produtos, no cuidado de uma estratégia de marketing eficaz ou na procura de novas ideias para campanhas de comunicação.
Mais informações sobre
Logística in-house
Em quem confiar ao externalizar os serviços logísticos?
A externalização logística, evidentemente, é realmente vantajosa quando decidimos confiar num parceiro como a Gesgrup. Na Gesgrup, sabemos que a transformação dos custos fixos em custos variáveis permite aos nossos clientes reduzir o risco e centrar a sua atenção e os seus recursos nas atividades “core”, por isso, ajudamo-los a converter os custos fixos em custos variáveis através de preços unitários.
Graças à nossa experiência nacional e internacional comprovada no setor da logística, ajudá-lo-emos a tornar o seu negócio um sucesso. De que está à espera?