O êxito no cumprimento dos pedidos implica muito mais do que prateleiras cheias de produtos perfeitamente ordenados. Existe arte e ciência nos métodos de recolha e embalamento. Uma boa gestão de inventário e um software adequado vão ajudar a enviar os pedidos com a máxima rapidez e precisão. Que conhecer todas as diferenças entre picking e packing? Vamos explicar!
Qual é a diferença entre picking e packing?
Trata-se de funções indispensáveis no armazenamento logístico. O picking é um processo de recolha dos produtos para embalar e enviar para o cliente, enquanto o embalamento é o processo de colocar os itens na caixa ou envelope para envio
Processos de picking e packing
Os processos de picking e packing no armazém funcionam de forma muito distinta, mas ambos se complementam. O picking é mais complexo na hora da execução, por isso é necessária uma boa gestão de recursos, por outro lado, são processos onde podem ocorrer muitos erros, e o tempo pode ser investido de forma muito ineficiente.
Por exemplo, os colaboradores podem ter que passar pelo armazém várias vezes para procurar itens que não estejam próximos uns dos outros, podem selecionar a cor ou o tamanho errado de um produto ou embalar os produtos sem pensar na fragilidade dos mesmos, o que poderá dar lugar a devoluções que podem prejudicar a imagem da marca.
Para evitar alguns destes problemas, muitas empresas optam pela externalização deste tipo de processo logístico com o objetivo de otimizar os serviços de picking e packing.
Todas as fases do picking e do packing
1. Planificação
Antes da fase de picking e packing, o responsável pelo armazenamento precisa de criar uma lista de picking com toda a informação do produto e uma rota eficiente para agilizar o processo no armazém para recolher e embalar os produtos de forma mais eficiente.
2. Distribuição
Os operadores de armazém são distribuídos por diferentes corredores e zonas do armazém para a recolha dos artigos.
3. Picking (recolha dos produtos)
A recolha dos produtos (Picking) é a fase do processo de pedidos em que o operador de armazém utiliza uma lista, previamente preparada, e com ou sem apoio de máquinas, recolhe os produtos no armazém.
4. Verificação
Antes de embalar os produtos, é necessário verificar que tudo está em conformidade antes de preparar o pacote para a fase de envio.
5. Packing (embalagem) e envio
Finalmente, o producto é embalado e é enviado para o seu destino.
Mais informações sobre
Logística in-house
O Impacto do picking e do packing nos custos
Os processos ineficientes de picking e packing são responsáveis por 63% dos custos logísticos. Minimizar os erros nestas fases deve ser a prioridade se quiserem reduzir os custos e o tempo dedicado a estas funções. Isso também significará que o atendimento ao cliente receberá menos reclamações, o que melhorará a perceção da marca
Na Gesgrup somos especialistas nos processos logísticos e industriais, serviços de logística in-house, picking e packing. Entre em contato connosco e teremos o maior prazer em fazê-lo por si!