A externalização ou outsourcing dos serviços logísticos é o processo de confiar numa empresa externa para realizar algumas ou todas as tarefas relacionadas com a gestão da cadeia de abastecimento de uma empresa. Isto inclui atividades tais como o transporte, o armazenagem, a gestão do inventário e a distribuição de produtos.
Hoje em dia, a evolução dos processos de outsourcing logístico garante oportunidades importantes para as empresas que optam pela externalização, oferecendo às indústrias e aos operadores logísticos uma resposta concreta para resolver a necessidade de flexibilidade, eficácia e coordenação dos recursos; proteger legalmente o cliente e beneficiar das competências específicas da mão-de-obra, indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento da empresa.
O outsourcing logístico pode ser realizado de diferentes formas:
- Através da subcontratação de uma empresa de logística externalizada (3PL): recorrendo a uma empresa que tenha o seu próprio espaço, a sua própria infraestrutura física e digital e os seus próprios funcionários.
- Através da subcontratação de uma empresa de logística in-house: a empresa subcontratada tem toda a equipa humana com os respetivos conhecimentos, mas a atividade é desenvolvida na empresa do cliente.
- Através da externalização de parte da logística: enquanto outras atividades e operações permanecem a cargo da empresa.
Em qualquer caso, a empresa que externaliza os seus serviços logísticos confia noutra empresa para se ocupar de determinadas tarefas logísticas em seu lugar.
Porque é que a externalização dos serviços logísticos é uma solução vencedora?
Externalizar os serviços logísticos pode ser uma solução vencedora para alguns negócios, dependendo das suas necessidades e circunstâncias individuais. De facto, implementar uma estratégia de outsourcing logístico envolve:
- Poupança de custos: a externalização dos processos logísticos reduz as despesas de gestão, e os custos logísticos externalizados têm um impacto percentual menor no volume de negócios em comparação com as atividades internalizadas.
- Maior eficiência: ao confiar numa empresa especializada no setor, obtém-se uma maior eficiência e produtividade na gestão dos processos logísticos.
- Maior flexibilidade: externalizar os serviços logísticos permite maior flexibilidade e melhor adaptação a mudanças no mercado e na procura de produtos.
- Maior foco no core business: possibilidade de concentrar recursos e investimentos no desenvolvimento da atividade principal e deixar a gestão dos processos logísticos nas mãos de uma empresa especializada.
- Serviços e produtos sempre inovadores fornecidos por especialistas do setor.
- Fácil acesso a trabalhadores qualificados.
A externalização logística não é uma simples delegação, enquadra-se antes numa estratégia empresarial orientada para a otimização e o crescimento.
A flexibilidade operacional, uma abordagem analítica destinada a otimizar os processos sem comprometer a qualidade, traduz-se num melhor serviço ao cliente oferecido por uma empresa especializada que se torna um parceiro de confiança.
Mais informações sobre
Logística in-house
A quem recorrer para externalizar os serviços logísticos?
Na Gesgrup, distinguimo-nos pela nossa especialização na externalização de serviços logísticos, e fornecemos o capital humano e técnico mais adequado graças ao nosso profundo conhecimento do setor. Além disso, tratamos da gestão integral do serviço, homogeneizamos os processos e oferecemos uma solução completa para a garantia total da qualidade aos nossos clientes.