A crise económica e as constantes mudanças no mercado de trabalho obrigaram a definir novas estratégias e modelos de gestão empresarial. Tanto as grandes empresas como as PMES tiveram de abandonar as antigas estratégias e reinventar-se para sobreviver e manterem-se competitivas no mercado.
Para muitos, o principal objetivo está em economizar dinheiro sem perder qualidade e profissionalismo. Como? A partir da externalização ou outsourcing de serviços industriais, que exijam investimentos excessivos ou que sejam marginais à atividade principal.
O que é a externalização?
A externalização é um conjunto de práticas através das quais uma empresa confia a outra determinados processos ou serviços que antes realizava internamente. As empresas que decidam subcontratar podem externalizar tanto as fases do processo de produção, como desenvolvimento de produtos e vendas, ou as fases relacionadas os processos de suporte, como gestão de pessoas, administração, logística, marketing, entre outras.
O êxito da operação depende da seleção da empresa subcontratada, que deve ter experiência e percurso profissional suficiente para lidar com qualquer situação como é o nosso caso.
É essencial que as partes envolvidas avaliem cuidadosamente os possíveis benefícios e riscos de uma operação, estabelecendo objetivos específicos e calculando cuidadosamente os custos e modalidades.
Vantagens da externalização de serviços industriais
O outsourcing industrial oferece flexibilidade às empresas e uma melhor solução para otimizar os recursos, podendo-se concentrar na sua atividade principal. Entre as várias vantagens de externalização industrial destacamos:
-
Contratação de equipas especializadas
Devido à externalização, as empresas têm a oportunidade de contar com equipas especializadas, o que cria uma grande vantagem para a empresa contratante, que deixa de gerir procedimentos administrativos e burocráticos.
-
Gestão nos locais de trabalho.
As empresas que mais externalizam são aquelas que são atemporais. Na Gesgrup atuamos de forma ágil e flexível para gerir alturas de grande contratação e analisamos se devemos adequar o tamanho das equipas quando a produção diminui.
-
Redução dos custos fixos
Uma outra vantagem é a redução dos gastos, transformando parte dos custos fixos em custos variáveis, e criando economias de escala.
-
Foco na atividade principal
A externalização dos serviços logísticos permite à empresa concentrar-se na sua atividade principal e trabalhar com menos preocupações.
-
Subcontratação por meio de partnership estratégica
Os benefícios criados pela externalização traduzem-se em partnership estratégica: maior eficiência, flexibilidades, rapidez de serviços e otimização de tempos e custos estratégicos e operacionais
Na Gesgrup ajudamos e oferecemos soluções às empresas interessadas em aumentar a sua produtividade, flexibilidade e competitividade no mercado. Contamos com uma ampla experiência na externalização de vários serviços, com um capital humano e técnico mais adequado.
O nosso objetivo é melhor os processos estratégicos e organizacionais das empresas! Entre em contacto connosco para conhecer mais vantagens dos nossos serviços!