Um chefe não é apenas a pessoa que decide como, onde e quando as mercadorias devem ser transportadas num armazém, é muito mais que isso: todo o desempenho de uma empresa depende da gestão das equipas de logística.
O que é a gestão de equipas?
A gestão de equipas envolve uma série de operações a implementar pelo líder ou gestor de uma equipa, que partilha um objetivo comum, num determinado período. A figura do diretor, tal como em qualquer empresa, é crucial para o sucesso da mesma.
Por esta razão, a gestão logística deve centrar-se não só nas competências técnicas, mas também nas competências relacionais, com o objetivo de apoiar uma série de aspetos da vida empresarial, como por exemplo:
- Inteligência coletiva
- Clima laboral
- Inovação
- Bem-estar dos empregados e das empregadas
- Produtividade e desempenho
- Melhor estimativa e utilização dos recursos
Para alcançar estes objetivos, é fundamental que a pessoa que lidera a equipa tenha certas competências e capacidades. Vejamo-las abaixo.
Liderança, a base para o sucesso
Um líder tem de se encarregar de orientar a empresa em termos de projeção e inovação na gestão logística. Partindo do exemplo, da motivação e da projeção, o pessoal terá formação e será criado o perfil do mesmo para executar as tarefas.
É dever de um líder ensinar, questionar, propor e visualizar, ou seja, projetar. Desta forma, a equipa terá também uma projeção de futuro. Libertar-se-á da rotina pesada e monótona, e terá a sensação de que o que faz não é apenas para manter o emprego, mas também para ter melhores possibilidades de crescimento, tanto a nível pessoal como profissional.
Qualidades de um líder em logística
Criar, organizar e liderar uma equipa são as principais funções de um líder de sucesso em logística, mas que características tem esta figura de ter para ser eficaz?
Compreender a indústria na sua totalidade
Não basta que um líder em logística conheça e entenda como a sua empresa e a indústria funcionam em grandes linhas. Também é necessário estar atualizado e familiarizado com outras empresas e indústrias, para saber como interagem no mercado, entendendo, assim, os seus comportamentos e as suas qualidades.
Ao planear uma estratégia interna, será fundamental estudar a estrutura do setor da logística e a variedade de empresas e indústrias envolvidas que fazem parte da área.
Operar com forte orientação para o resultado
Os líderes bem-sucedidos em logística devem possuir a capacidade de extrapolar de forma rápida e eficaz informações comerciais vitais através de vários indicadores tais como OTIF (On Time In Full), e os custos logísticos sobre a venda.
É fundamental saber motivar o pessoal para o pleno cumprimento do trabalho, canalizando as suas energias, competências e conhecimentos específicos na organização para alcançar objetivos estratégicos a longo prazo.
Ter em consideração diferentes perspetivas
Um bom líder em logística deve reconhecer a importância de ter uma equipa talentosa, capaz de o ajudar a impulsionar a inovação e a mudança dentro da empresa. Por esta razão, deverá envolver a sua equipa na tomada de decisões para, em conjunto, alcançar melhores resultados.
Medir a satisfação da equipa
Ser empático com os desejos e as necessidades dos outros e colocar-se no seu lugar é o primeiro passo para ter uma equipa motivada e com vontade de dar o seu melhor. Propor inquéritos de satisfação aos membros da nossa empresa é uma excelente forma de obter informação sobre toda a equipa quanto à sua satisfação com as suas condições de emprego, as oportunidades e medir as suas capacidades de liderança.
A liderança e a gestão de equipas estarão sempre na base do sucesso de qualquer empresa, independentemente do setor, no entanto, é um valor muito necessário nas empresas e a logística não é exceção. Na Gesgrup, queremos orientá-lo para encontrar o caminho certo para o sucesso do seu negócio.