Postos de trabalho na logística

7 Setembro, 2022 | Geral

O setor da logística é muito amplo e articulado. Engloba as empresas que realizam serviços de transporte de mercadorias, mas também as que oferecem serviços de logística, como armazenagem, planeamento e gestão de transportes. Também inclui as empresas que prestam serviços relacionados, como distribuição, manipulação e embalamento de mercadorias. 

O setor é um pilar muito importante da economia, pois garante as cadeias de supply chain globais da produção industrial e os fluxos de bens. 

As oportunidades profissionais no setor de logística são várias: há muitos postos entry-level abertos a pessoas sem experiência, que recebem formação específica para cada função. 

Por outro lado, para cargos e funções de nível superior, a formação em, por exemplo,  logística ou engenharia de produção avançada é essencial para o planeamento, gestão e otimização dos sistemas de logística de produção industrial e de supply chain. 

Em geral, os turnos de trabalho podem ser particularmente exigentes, pois os serviços de logística e transporte geralmente precisam ser garantidos 24 horas por dia. 

As funções em logística 

A seguir veremos as funções mais comuns no setor da logística: 

  • Operador de armazém: Esta função consiste em realizar as funções de carga e descarga, separação e classificação de embalagens no armazém logístico. 
  • Técnico de logística: Tem como missão gerir e organizar as atividades relacionadas com a receção, localização, transporte e expedição das mercadorias ou produtos da empresa no local, tempo e condições adequadas. 
  • Responsável de Armazém: É responsável pela gestão da equipa de receção, armazenamento e distribuição de equipamentos e materiais em uma instalação. 
  • Responsável de departamento (aéreo, marítimo, terrestre): o responsável do departamento (terrestre, aéreo, marítimo) é responsável por supervisionar o desenvolvimento do serviço, informando e auxiliando o cliente sobre os serviços de transporte de acordo com suas necessidades. 
  • Branch manager: O diretor de armazém/plataforma é uma figura chave no desenvolvimento do grupo numa área de atuação, pois é este o responsável pela gestão de clientes e fornecedores. 
  • Sales manager: O diretor comercial é responsável por liderar a atividade comercial do grupo que representa, sendo o responsável máximo pelo desenvolvimento do negócio. 
  • Key Account Manager: O objetivo do Key Account Manager é desenvolver a venda de produtos ou serviços da empresa. 
  • Gestor de plataforma: É responsável por otimizar os indicadores da plataforma em termos de rentabilidade, produtividade e imagem da empresa. 
  • Supervisor de turno: As suas funções incluem organizar, gerir e otimizar todo o pessoal e meios técnicos atribuídos ao seu turno com o objetivo de garantir o cumprimento da parte de produção e a continuidade do processo de produção. 
  • Director de desenvolvimento de negócio: o diretor de desenvolvimento de negócios é responsável por procurar oportunidades de crescimento de negócios de longo prazo em clientes, mercados e relacionamentos. 
  • Gestor de projecto: O gestor de projeto geralmente trabalha em conjunto com o diretor de logística para coordenar toda a cadeia de supply chain do projeto sob sua responsabilidade, considerando os prazos de entrega e os diferentes intermediários necessários no processo logístico. 
  • Gestor de tráfego: É responsável por planear as atividades da unidade sob sua responsabilidade, atender e coordenar as solicitações de distribuição dos diferentes armazéns da empresa e manter o controlo sobre veículos e motoristas. 
  • Director de supply chain: O diretor de supply chain é responsável pelas áreas de planeamento, compras, armazenagem, transporte e atendimento ao cliente, e é responsável por gerir e organizar todas as atividades de compras, produção e distribuição. 
  • Responsável da logística: O papel do responsável é otimizar a organização de todas as atividades relacionadas à função logística, tanto internas quanto externas. 
  • Responsável do transporte/expedição: É responsável por desenhar e liderar a implementação do plano de gestão e do plano estratégico de transporte para garantir o atendimento ao cliente. 
  • Engenheiro de projetos logísticos: É a figura responsável por otimizar e melhorar todos os processos logísticos da empresa. 

Nos últimos anos, o setor passou por grandes mudanças: a introdução e disseminação de novas tecnologias, automatização ou inteligência artificial estão a acelerar os processos de transporte e tornando os serviços logísticos mais baratos, flexíveis e produtivos. Tudo isso afeta as perspetivas de carreira no setor da logística. 

As empresas de transporte e empresas de serviços logísticos estão altamente focadas na inovação de processos e serviços para serem mais competitivas. Para suportar o crescimento do mercado, espera-se que as empresas precisem cada vez mais de colaboradores qualificados e capazes de enfrentar os desafios futuros da logística e gestão da cadeia de abastecimento: profissionais capazes de monitorizar processos e a produtividade para garantir a máxima eficiência operacional. 

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