O setor da logística é muito amplo e articulado. Engloba as empresas que realizam serviços de transporte de mercadorias, mas também as que oferecem serviços de logística, como armazenagem, planeamento e gestão de transportes. Também inclui as empresas que prestam serviços relacionados, como distribuição, manipulação e embalamento de mercadorias.
O setor é um pilar muito importante da economia, pois garante as cadeias de supply chain globais da produção industrial e os fluxos de bens.
As oportunidades profissionais no setor de logística são várias: há muitos postos entry-level abertos a pessoas sem experiência, que recebem formação específica para cada função.
Por outro lado, para cargos e funções de nível superior, a formação em, por exemplo, logística ou engenharia de produção avançada é essencial para o planeamento, gestão e otimização dos sistemas de logística de produção industrial e de supply chain.
Em geral, os turnos de trabalho podem ser particularmente exigentes, pois os serviços de logística e transporte geralmente precisam ser garantidos 24 horas por dia.
As funções em logística
A seguir veremos as funções mais comuns no setor da logística:
- Operador de armazém: Esta função consiste em realizar as funções de carga e descarga, separação e classificação de embalagens no armazém logístico.
- Técnico de logística: Tem como missão gerir e organizar as atividades relacionadas com a receção, localização, transporte e expedição das mercadorias ou produtos da empresa no local, tempo e condições adequadas.
- Responsável de Armazém: É responsável pela gestão da equipa de receção, armazenamento e distribuição de equipamentos e materiais em uma instalação.
- Responsável de departamento (aéreo, marítimo, terrestre): o responsável do departamento (terrestre, aéreo, marítimo) é responsável por supervisionar o desenvolvimento do serviço, informando e auxiliando o cliente sobre os serviços de transporte de acordo com suas necessidades.
- Branch manager: O diretor de armazém/plataforma é uma figura chave no desenvolvimento do grupo numa área de atuação, pois é este o responsável pela gestão de clientes e fornecedores.
- Sales manager: O diretor comercial é responsável por liderar a atividade comercial do grupo que representa, sendo o responsável máximo pelo desenvolvimento do negócio.
- Key Account Manager: O objetivo do Key Account Manager é desenvolver a venda de produtos ou serviços da empresa.
- Gestor de plataforma: É responsável por otimizar os indicadores da plataforma em termos de rentabilidade, produtividade e imagem da empresa.
- Supervisor de turno: As suas funções incluem organizar, gerir e otimizar todo o pessoal e meios técnicos atribuídos ao seu turno com o objetivo de garantir o cumprimento da parte de produção e a continuidade do processo de produção.
- Director de desenvolvimento de negócio: o diretor de desenvolvimento de negócios é responsável por procurar oportunidades de crescimento de negócios de longo prazo em clientes, mercados e relacionamentos.
- Gestor de projecto: O gestor de projeto geralmente trabalha em conjunto com o diretor de logística para coordenar toda a cadeia de supply chain do projeto sob sua responsabilidade, considerando os prazos de entrega e os diferentes intermediários necessários no processo logístico.
- Gestor de tráfego: É responsável por planear as atividades da unidade sob sua responsabilidade, atender e coordenar as solicitações de distribuição dos diferentes armazéns da empresa e manter o controlo sobre veículos e motoristas.
- Director de supply chain: O diretor de supply chain é responsável pelas áreas de planeamento, compras, armazenagem, transporte e atendimento ao cliente, e é responsável por gerir e organizar todas as atividades de compras, produção e distribuição.
- Responsável da logística: O papel do responsável é otimizar a organização de todas as atividades relacionadas à função logística, tanto internas quanto externas.
- Responsável do transporte/expedição: É responsável por desenhar e liderar a implementação do plano de gestão e do plano estratégico de transporte para garantir o atendimento ao cliente.
- Engenheiro de projetos logísticos: É a figura responsável por otimizar e melhorar todos os processos logísticos da empresa.
Nos últimos anos, o setor passou por grandes mudanças: a introdução e disseminação de novas tecnologias, automatização ou inteligência artificial estão a acelerar os processos de transporte e tornando os serviços logísticos mais baratos, flexíveis e produtivos. Tudo isso afeta as perspetivas de carreira no setor da logística.
As empresas de transporte e empresas de serviços logísticos estão altamente focadas na inovação de processos e serviços para serem mais competitivas. Para suportar o crescimento do mercado, espera-se que as empresas precisem cada vez mais de colaboradores qualificados e capazes de enfrentar os desafios futuros da logística e gestão da cadeia de abastecimento: profissionais capazes de monitorizar processos e a produtividade para garantir a máxima eficiência operacional.
Se deseja os melhores resultados para sua empresa, o primeiro passo é perceber como o setor de logística mudou e quais novas tendências de recrutamento, como o Outsourcing. Na Gesgrup oferecemos um serviço abrangente de Outsourcing para todos os processos logísticos e industriais. Adaptamo-nos às necessidades de cada cliente para oferecer uma ampla gama de serviços de outsourcing. Entre em contato connosco e juntos encontraremos a melhor opção de acordo com seus objetivos!