O Diretor de Operações ou Chief Operating Officer (COO) é um dos perfis-chave a nível empresarial para obter, gerir e otimizar os recursos. As suas tarefas variam consoante o setor: desde a gestão de compras e produção, passando pelas sales operations e pelas customer operations, até ao project management, à supervisão da organização e ao controlo orçamental.
7 funções do Diretor de Operações
As tarefas diárias do Diretor de Operações podem variar muito dependendo da dimensão e do setor da empresa em que trabalha. No entanto, o seu principal objetivo é coordenar operações e otimizar os processos da empresa, garantindo que existe uma certa transversalidade das diferentes áreas.
1. Logística
Em termos de logística, este profissional está encarregue de organizar todas as atividades para assegurar o fluxo perfeito de mercadorias. Seja de entrada, seja de saída. Entre as suas responsabilidades está, portanto, a gestão dos recursos humanos afetos a estas tarefas. Assim como o compromisso de melhorar constantemente a produtividade, sem exceder o orçamento.
2. Produção
Esta figura está encarregue de verificar se as máquinas e os processos de produção estão devidamente estruturados para alcançar o melhor desempenho, tanto em termos da qualidade do produto acabado como dos prazos de execução. Também é responsável por assegurar que as encomendas sejam processadas a tempo ou, em qualquer caso, que cheguem ao seu destino em segurança.
3. Análise dos KPI
O Diretor de Operações é responsável pela verificação do progresso e do desempenho das atividades de produção e distribuição. Para medir os resultados, utiliza determinados parâmetros de avaliação tais como os KPI (Key Performance Indicators – Indicadores-Chave de Desempenho).
4. Comunicação entre departamentos
Entre as funções de um Diretor de Operações está a procura de uma comunicação constante e eficaz entre os diferentes departamentos da empresa. Desta forma, assegura que estes funcionem de acordo com objetivos estratégicos comuns a longo prazo.
5. Otimização
O Diretor de Operações é responsável por identificar as oportunidades de melhoria em cada departamento e no desempenho de cada atividade de produção. As suas tarefas incluem a identificação de novos planos de desenvolvimento, a fim de otimizar o tempo e reduzir os desperdícios.
6. Gestão de recursos humanos
Esta figura é também responsável pela gestão dos recursos humanos, colaborando diretamente com o departamento de RH da empresa. Tendo em vista a colaboração e a melhoria constante, é responsável pela afetação dos empregados aos postos mais adequados de acordo com as suas competências e predisposição.
Contudo, a sua tarefa não é apenas identificar o papel mais indicado para cada empregado, mas também tentar manter a equipa sempre motivada. E, consequentemente, assegurar o nível de compromisso com o trabalho.
7. Estabelecimento de parcerias
Ter aliados e conseguir estabelecer parcerias e relações estratégicas com clientes, fornecedores, bancos, investidores e outros agentes empresariais é fundamental. Por esta razão, o Diretor de Operações também é responsável por estabelecer boas relações com clientes, fornecedores, bancos e, inclusive, investidores.
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