Primeiros passos Lean

11 Outubro, 2022 | Geral

O Lean Management ou “gestão Lean” é uma estratégia de trabalho focada totalmente no cliente, centrada na parte fundamental dos processos e que visa eliminar coisas supérfluas a qualquer altura. A gestão Lean implica melhorias objetivas, qualitativas e quantitativas na gestão da empresa. Abrange as técnicas de gestão e o desenvolvimento das pessoas, o verdadeiro motor empresarial. 

Todos devem participar no processo de melhoria dentro da empresa: a alta direção, os gestores e supervisores, até aos trabalhadores. É um modelo de gestão humilde e não arrogante, uma gestão que observa, encoraja e aprende. 

A gestão Lean deve apoiar-se no lean thinking: uma metodologia cujo único objetivo é a melhoria contínua, um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento que envolve não só as ferramentas e os métodos, mas também a cultura corporativa, o conjunto de normas e valores da empresa; é uma verdadeira filosofia, mais do que a simples aplicação de um método ou uma técnica concreta. A gestão Lean inclui o sistema de motivação, o sistema de formação e a forma de alinhar objetivos e projetos. Por todas estas razões, a Gesgrup gostaria de lhe falar sobre os primeiros 5 passos Lean. 

5 Princípios do Lean Management 

Os ideais que o Lean Management propõe às empresas para se diferenciarem da concorrência são: 

  1. Capacidade de distinguir entre as atividades que acrescentam valor para o cliente e as que não, otimizando os recursos da empresa. 
  2. Mapa de geração de valores. 
  3. Consecução da estandardização dos processos através da aprendizagem contínua. 
  4. Análise dos processos empresariais com o objetivo de identificar os pontos críticos: destacar os desperdícios e destacar as oportunidades de melhoria. 
  5. Melhoria contínua com a participação de todos os níveis da organização. 

Identificação de necessidades 

Cada empresa deve oferecer um produto/serviço no qual os clientes estejam dispostos a gastar o seu dinheiro e tempo. Para isso, há que reconhecer as necessidades latentes ou manifestas dos consumidores e agir em conformidade. 

A consequência deste primeiro princípio é que uma organização deve eliminar qualquer coisa supérflua que não beneficie ou valorize os clientes. Depois de ter identificado o que realmente interessa aos seus utilizadores, pode passar ao passo seguinte.  

Mapear o fluxo de valor 

Quais são os processos e as pessoas envolvidas na criação de valor? Como nasce o produto ou serviço? O segundo princípio do Lean Management consiste precisamente no reconhecimento e mapeamento de cada fase da produção, para identificar todas as variáveis. Será mais fácil identificar que recurso ou unidade de negócio está a bloquear e a reduzir a eficácia. 

Criar um processo de trabalho contínuo e fluido 

Obviamente, o problema nunca é exclusivo de um membro da equipa ou do grupo de trabalho, mas pode haver um problema de comunicação entre diferentes grupos, que inevitavelmente têm de trabalhar em conjunto. O que fazer? O terceiro princípio do Lean Management recomenda a identificação e divisão do trabalho como um todo em partes mais pequenas, como um roteiro. Será, então, mais fácil agir fazendo mudanças pequenas, mas eficazes. 

Redução de desperdícios 

Deveria ser importante para uma empresa reconhecer quando a resposta supera a procura real. Evitar os desperdícios ajudará a organização a reduzir os custos. 

Melhoria contínua 

O quinto e último princípio refere-se à melhoria contínua, que já mencionámos várias vezes. Tudo o que já fizemos anteriormente (identificação do problema, mapeamento e reajuste dos processos de trabalho) falhará se este último passo falhar.  

Por conseguinte, devemos estar preparados para eliminar tudo o que é supérfluo num ciclo de melhoria contínua em que se questiona cada pequeno detalhe, para encontrar uma solução melhor e mais eficiente.