Como funciona o Cross-docking?

4 Julho, 2022 | Logística in-house

O Sistema de cross-docking é conhecido desde o início dos anos 30, mas só há relativamente pouco tempo se tornou popular. Sabe em que consiste esta técnica? Vamos explicar como funciona.

O que é o cross-docking?

O cross-docking é uma técnica de preparação de pedidos que coordena a receção de mercadorias e envio, de forma a evitar o armazenamento e aumentar a velocidade de entrega no cliente final. É considerada uma estratégia de logística ajustada (lean logistics) que se pode aplicar a todo o tipo de mercadorias. Na prática, estas mercadorias só passam pelo armazém a “nível administrativo”, uma vez que não se encontram fisicamente nas prateleiras do armazém.

Esta solução de logística ajustada permite a entrega mais rápida no cliente final e elimina ou reduz significativamente, os custos de armazenamento e manipulação dos materiais. Este sistema pode parecer uma solução simples, mas requer um controlo constante de informação e uma cadeia bem organizada, sendo essencial contar com uma empresa especializada neste tipo de outsourcing logístico.

Este tipo de estratégia de distribuição é especialmente indicado para os produtos alimentares e, em particular, bens de consumo perecíveis e/ou com temperatura controlada e de rápida circulação.

Mais informações sobre

Logística in-house

Ver mais

Quais as fases do cross-docking?

O cross-docking pode ser dividido em duas grandes etapas: entrada e saída de mercadorias.

A entrada pode-se dividir nas seguintes fases:

  • Fase de receção dos envios: é realizado um controle quantitativo, ou seja, verifica-se a mercadoria entregue corresponde ao que está indicado na nota de entrega.
  • Fase de controlo de entrada de mercadorias: os danos são verificados (e o fornecedor é notificado de que a mercadoria foi efetivamente recebida).

Do mesmo modo, as fases de expedição da mercadoria do armazém são as seguintes:

  • Fase de embalamento: as mercadorias são embaladas de acordo com o destinatário.
  • Fase de envio: A embalagem e a preparação para o envio são realizadas.
  • Fase de controlo de expedição de mercadorias (verificação do pedido do cliente).

Vantagens cross-docking

O cross-docking tem imensas vantagens para as empresas que decidem aplicá-lo:

  • Armazém mais pequeno, uma vez que existe uma redução na armazenagem de mercadorias.
  • Redução nos custos de mão de obra, devido à redução da preparação de pedidos (o picking é reduzido consideravelmente).
  • Melhorias significativas nos prazos de entrega e no serviço ao cliente.

Na Gesgrup temos uma ampla experiência em serviços de externalização, que nos permite oferecer as melhores soluções aos nossos clientes. Entre em contacto connosco para começar a mudar o futuro do seu negócio!